Estudantes precisam produzir um filme passando por todas as etapas pelas quais passam os profissionais de Cinema Estudantes da 6ª fase dos cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Comunicação Social – Rádio e TV da Unosec, Campus de Joaçaba, estão participando da "Maratona do Curta-Metragem". Trata-se de uma atividade em que os alunos precisam produzir um filme de curta duração passando por todas as etapas de trabalho pelas quais passam as produções profissionais, só que a gravação é feita em apenas um dia. Um deles foi gravado no dia 17 de outubro. O filme chama-se “A Aposta” e se baseia em um conto de Luiz Fernando Veríssimo. Fala sobre as relações interpessoais contando a história de duas amigas que estão em um bar e fazem uma aposta: uma delas casaria com o primeiro homem que chegasse. Confira as fotos:



O próximo curta será gravado neste sábado. É “O Bilhete”, uma história original que aborda os ruídos existentes na comunicação interpessoal, trazendo como personagens um jovem que se comunica pouco e de forma imprecisa com os pais, o que gera interpretações e conseqüências negativas.
As atividades referentes à produção dos filmes são acompanhadas pelos professores Paulo Ricardo dos Santos e Arnaldo Telles Ferreira, que ministram a disciplina de Atividades Complementares para essas turmas. Para desenvolvê-las, os alunos dos dois cursos se reuniram e criaram dois grupos que compreendem cerca de 30 estudantes dos dois cursos cada um. A partir daí iniciaram o trabalho. Os recursos técnicos são oferecidos pelo curso, já a seleção de atores, criação de cenários e toda a logística envolvida na produção ficam por conta dos estudantes.
Conforme destaca o professor Arnaldo, a atividade é muito interessante para os acadêmicos que podem aprender na prática como um filme é produzido. “Produção de cinema é uma área em que os profissionais aprendem muito na prática e os nossos alunos estão tendo essa oportunidade. A organização das equipes de trabalho dentro de cada grupo e os sets de filmagens são iguais aos de equipes profissionais. A diferença é que é um trabalho direcionado ao aprendizado, com o acompanhamento dos professores e com a estrutura da universidade”, afirma.
Esta é a segunda Maratona do Curta-Metragem. A primeira foi realizada no primeiro semestre deste ano. Depois de finalizados, os filmes produzidos são apresentados aos alunos de Comunicação Social e inscritos em festivais de cinema, já que essa é uma forma de divulgar o trabalho desenvolvido pelos estudantes da universidade e de concorrer a prêmios.
Um dos curtas criados na primeira maratona foi o vencedor do 2º Plus – Festival Universitário de Comunicação, realizado em junho em Tubarão. O filme “Sentidos”, produzido por estudantes da 2ª fase de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, venceu na categoria Produção Audiovisual – Ficção. Confira o Curta:
Até o final do ano mais três curtas-metragens serão produzidos, só que por estudantes da 2ª fase de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, como atividade da disciplina de Cinema, ministrada pelo professor Paulo. Eles terão como tema a corrupção, os imigrantes italianos e sua relação com as novas mídias e a poluição do Rio do Tigre em Joaçaba.
Fonte: unoesc.edu.br - Autora: Bruna Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário