quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Acadêmicos de Jornalismo da Unoesc Joaçaba recebem prêmio nacional.

Duas das três reportagens finalistas na categoria Rádio eram dos acadêmicos da Unoesc, que deixaram para trás trabalhos inscritos por grandes emissoras do país

Os acadêmicos da 4ª fase de Jornalismo da Unoesc, Campus de Joaçaba, Marcelo Santos e Giane Patrícia ganharam um dos maiores prêmios de jornalismo do país na categoria Rádio. Marcelo é coordenador de Jornalismo da Rádio Catarinense e Giane apresentadora da mesma emissora. Junto com outros dois colegas de trabalho, Kleiton Silva e Nilton Silva, foram os vencedores do Prêmio Imprensa Embratel com a reportagem “Perigo na Tela: O vício do novo século”.

A reportagem é de autoria de Marcelo e teve a colaboração dos demais profissionais em sua produção. A solenidade de entrega do prêmio foi ontem à noite, no Canecão, no Rio de Janeiro. Além da reportagem vencedora os alunos também tinham classificado para a final a matéria “Obesidade Infantil: Uma Epidemia Contemporânea”, o que garantiu a eles e à emissora de Joaçaba duas das três classificadas para a final na categoria em que concorriam. A terceira classificada era da CBN de São Paulo, rádio que ficou para trás junto com grandes emissoras do país, como a Rádio Globo, a Rádio Gaúcha e a Rádio Record.

Em anos anteriores, os dois estudantes já haviam produzido junto com outros colegas de trabalho reportagens que foram finalistas em dois prêmios nacionais: o GP Aiyrton Senna de Jornalismo e o Prêmio IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) de Jornalismo, e vencedoras em vários edições e prêmios estaduais, como o Prêmio Acaert de Jornalismo, o Prêmio Unimed de Jornalismo e o Prêmio Fiesc de Jornalismo.

No recebido ontem, os acadêmicos competiram com dezenas de reportagens inscritas por emissoras de todo o país. Ao total, o Prêmio Imprensa Embratel teve 1219 inscritos nas categorias Rádio, TV, Jornal e Internet.

A conquista, de acordo com Marcelo, gerou uma satisfação imensurável. “Não caiu a ficha ainda”, diz. O reconhecimento, segundo ele, pode ser estendido aos demais profissionais de comunicação do interior. “Na minha avaliação, este é um prêmio histórico e muito importante porque demonstra que podemos fazer um jornalismo ético e de qualidade ao nível do trabalho desenvolvido nos grandes centros do país. Afinal, reportagens produzidas aqui no interior de Santa Catarina, após passarem pela avaliação de um corpo de jurado criterioso, ficaram à frente de trabalhos inscritos por emissoras reconhecidas nacionalmente”, argumenta.

O mesmo ressalta a coordenadora do curso de Comunicação Social da Unoesc, Campus de Joaçaba, Silvia Simi dos Santos. “É uma conquista que valoriza o curso de Comunicação Social da Unoesc e a comunidade da Comunicação do interior do estado. Junto com outros prêmios nacionais alcançados pelos nossos alunos e profissionais da região, mostra que o nosso trabalho está entre os melhores do país”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário